quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Resenha: Fora de mim - Martha Medeiros



Martha Medeiros é muito conhecida pelo romance Divã, o qual teve adaptações bem sucedidas para o cinema e teatro, e claro, também por suas crônicas. Ela é colunista dos jornais O Globo e Zero Hora.

Neste livro ela narra a jornada de uma mulher anônima que, ao terminar um relacionamento amoroso conturbado, se entrega ao sofrimento até vislumbrar uma realidade em que a dor não seja dominante.

Os textos da autora são muito bons, ela consegue abordar temas da atualidade, viagens, relacionamentos, com muita leveza, humor e sacadas inteligentes. E em "Fora de mim", não é diferente, nossa protagonista faz uma série de reflexões acerca de seu relacionamento recém terminado, e de sua relação com o mundo e consigo mesma.

"Felicidade é um resumo fácil, uma preguiça de investigar o muito mais que nos ergue diariamente, na época era o que me bastava, eu sabia onde estava e com quem, eu não estou infeliz, eu só estou perdida e não consigo mandar nenhum S.O.S...."'

"Uma sorte eu ser dessa época , o século dos individualistas, ninguém mais se atém ao rosto dos outros, quem saberia dizer a cor dos olhos do seu melhor amigo?""

"...a dor é a última ligação que mantenho com nossa história, ninguém pode me obrigar a seguir adiante, eu quero ficar onde estou, mesmo sem você, mas, de uma forma estranha, ainda com você, esse você que hoje já não é mais aquele  que viajou por tantas estradas ao meu lado..."

"Eu sei por que eu disse que te amava depois daquela transa, com tão pouco tempo de convívio: porque eu estava me amando pela primeira vez na vida."

"Mas a vida não é um estado constante de férias."

"Então um segundo pensamento atropelou o primeiro: em qualquer circunstância, com filhos, pais, amigos, trabalho, e mesmo estupidamente apaixonada por quem quer que fosse, eu teria sempre a vida só pra mim."

Mas, apesar da qualidade do texto, o livro perde o timing, pois se estende além do que deveria, em alguns pontos torna-se até um pouco repetitivo. Vai acontecer uma pequena reviravolta na história somente já próximo do final, à partir da página 91 (o livro tem 117 páginas).

Mesmo sim, para quem está a procura uma leitura leve, bem humorada e que mostra a vida como ela é, vale a pena.


"Fora de Mim" - Martha Medeiros

Editora Alfaguara
Formato(s) de venda: livro, e-book
Páginas: 117
Gênero: Ficção Brasileira
Formato: 15 x 23,4 x 1,0 cm
ISBN: 9788579622212
Lançamento: 01/05/2014









Nenhum comentário:

Postar um comentário